O Jornal de Notícias disponibiliza aqui a lista completa dos resultados dos exames no Secundário com escala de 0-200.
Para escola pública e privada fiz um exercício simples: multipliquei o número de exames de cada escola pela nota média. Após isso somei todos esses valores e dividi o resultado pelo número total de exames no público e igualmente no privado.
Procurei assim obter uma média ponderada para o ensino público e outra para o ensino privado.
Resultados:
Privado- 108,29
Público- 100,48
Ou seja, na escala de 0-20, 0,78 décimas de diferença
Parece que, ao contrário do que eu pensava, o ensino privado não é assim tão melhor que o ensino público.
Há muito pai que comprou gato por lebre, no entanto não tem sido isto anunciado pela comunicação social.
Adenda:
Muitos órgãos de comunicação social consideraram apenas as escolas com 100 ou mais exames realizados.
Vejamos os resultados totais e com essa restrição bem como as suas consequências no meu "estudo", nomeadamente a sua influência na "média", a percentagem de exames que passam a não ser considerados em cada um dos grupos e a consequência na variação da "média" bem como na diferença entre público e privado:
Não me parece muito correcta uma análise que, procurando fazer o confronto entre público e privado, deixa de fora 13,5% dos elementos de um dos grupos. Menos ainda concluir ou procurar dar a entender algo quando só se fala das escolas de topo.
Como é esperado as escolas privadas conseguem melhores resultados, curiosamente pouco melhores, mas daí a retirar a ilação de ser o ensino privado melhor vai uma grande distância.
Suponho que será melhor em alguns casos, porém não esqueçamos que nesse grupo estão maioritariamente pais interessados, tanto que se dispõem a pagar elevadas quantias. Consequentemente o acompanhamento que fazem dos seus filhos será totalmente diferente do grupo de pais do público onde há de tudo, dos interessados aos ausentes.
Comparar resultados obtidos com matéria-prima diferente é leviano, para não dizer mesmo propositadamente enganoso.
10/25/2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário